É um prazer imenso ter vocês aqui... Infelizmente, não tenho dado ao blog a atenção que ele merece, devido a correria do dia a dia. No entanto, o "Essência da Palavra" continua ativo, apesar da frequência reduzida de publicações. O carinho de vocês pelo espaço tem grande importância a mim. Obrigado!


Wesley Carlos, 17/09/2017.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A Festa Anual das Extenuações

A chuva que se desprendia das nuvens não impedia que algumas pessoas se descolassem até o mercado e as lojas para efetuarem as últimas compras de natal. Fiquei por instante calado e observando as pessoas trafegaram de um lado para o outro, olhando as vitrines, correndo da chuva, deixando as sacolas caírem...
Mirei o olhar ao chão e suspirei: há tempos a essência natalina desfalecera na sociedade. O consumismo exagerado empacotou o amor que hoje é vendido pelas lojas e expostos em vitrines.
As pessoas comemoram, anualmente, brindando com a infelicidade a morte do amor da sociedade. A data, que se refere ao nascimento de Cristo, é também o comprovante do óbito do espírito social de todos nós.
O natal hoje é a abominação do ser afável. É como se não houvesse vidas, não existissem sonhos. É como se fossemos produtos e o capitalismo o comprador de nossa essência natalina.
Se observarmos fica nítido perceber que a fome ainda não acabou, as desigualdades ainda não acabaram, a miséria ainda existe. E os “seres de amor” desfrutam de banquetes, estão no alto das pirâmides esquecendo-se dos que estão abaixo e a luxuria somado a gula resulta neste egoísmo perceptível que demonstra a velocidade que a sociedade caí para o abismo escurecedor de nossos olhos e extingui da vida, a vida e o direito de viver.
A sociedade se mantém em um processo de deiscência e a amenização do amor a cada ano, e sua inversão de valor, levará de forma influenciadora ao mesmo declínio a nossa sociedade jovem.
Os slogans de produtos tratam o natal como à época do amor, época da afloração de sentimentos. Desacredito que este amor existe por passarmos uma ceia natalina sabendo que em algum lugar do mundo alguém passa fome, passa frio... Ou eles não são seres de amor? O amor, então, só atinge alguns? Há, no entanto, uma divergência.
De que importa comemorar o natal? Cristo nasceu, mas onde está o amor que ele nos recomendou para com o nosso próximo? A solidariedade ainda existe? Por que atos bons andam tão ocultos dentro de nós?
A bondade já não domina mais nossas atitudes. Anunciamos anualmente que o amor existe, e anos vem e vão com esta mesma ausência, com esse incomodante passeio ao seio da insignificância, com essa aprimoração no ato de abraçar a falta de coragem de lutar por um mundo melhor, um mundo onde transborde amor, e assim, exista natal.
A essência natalina é agora presentes e banquetes. Cristo nasceu e fez coisas maravilhosas em nosso meio, atitudes que provaram quão grande amor tem por nós. O que você fez para mostrar o amor pelo teu próximo? Fez algo para dissipar a fome? Lutou contra as desigualdades? Protegeu os inocentes? Empenhou-se para o mundo ser melhor?
Sem respostas, levo-me somente a lembrar daquela canção: “Noite feliz... Noite feliz...” A chuva já cessara lá fora, a escuridão da noite já caíra sobre o céu de estrelas que brilhavam tanto quanto as janelas rodeadas de luminárias por toda a vizinhança.
                 Ali próximo um homem de pés descalços, de roupa suja e perfurada, remexia em uma lata de lixo procurando algo para comer, para vender, enfim... Procurando algo para se manter vivo! Será mesmo que todos estão felizes? Pense bem!
Por: Wesley Carlos

20 comentários:

  1. Olá querido Wesley,

    Bela e profunda reflexão a que o seu texto nos obriga. Ainda bem!
    Pois é... somos todos bonzinhos e amiguinhos uns dos outros nessa época, mas depois, já não há tempo, porque temos nossa vida profissional e outras tantas coisas.
    Aqueles, que mais refilam, dizendo, que a sociedade é péssima, riqueza mal distribuida, são aqueles, que não mexem uma palha, nem para eles próprios.

    Este ano, em Portugal, se está comemorando o "ANO DO VOLUNTARIADO", mas apenas 10% deu do seu tempo, dos seus haveres aos outros, e eu, graças a Deus, entro nesse número.

    O meu Natal vai ser um dia normal, como todos os outros. Não compro presentes e não quero receber, pois não pretendo alimentar falsas sociedades e consumismos.
    Não haverá refeições especiais, nem doces.
    Dou os meus afectos todo o ano.

    Nos falaremos antes, mas, caso não, tenha um excelente Natal e que 2012 seja um ano diferente.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o verdadeiro sentido do natal e do ano novo? Muitas pessoas não sabem. Pensam apenas nos presentes e nas festas. Por muito tempo fui assim. Hoje, dia 18/12 eu recebi o melhor presente de natal da minha vida. Fui aceito pelo que sou! Minha família está ao meu lado e isso é o que importa! A partir desse ano meu natal será cheio de luz...luzes coloridas! Espero que possa vivenciar muitos anos novos com vc, meu querido amigo!
    ---
    Nunca se esqueça do seu talento! Esse blog te levará para caminhos desconhecidos, mas repletos de felicidades! Conte comigo para isso! obg por participar do meu infinito particular.
    ---
    ps: se vc tiver facebook me adiciona! Quero ter um contato maior com vc! abraços fraternais.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro, me aprecia muito teu modo de escrever, gostei bastante da reflexão acima e concordo plenamente com seu ponto de vista. Obrigado pela visita e jamais pare de escrever, vc tem talento...abraço!
    www.paullolenore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Amigo, uma excelente reflexão seu post. Gostei muitíssimo.
    Desejo uma ótima semana pra ti!
    Ja deixo meu desejo de um Feliz Natal e um Ano recheado de sonhos e desejos realizados. Obrigada por ter caminhado comigo durante esse Ano, e que no próximo Ano estejamos juntos novamente... Beijos grande!

    ResponderExcluir
  5. oi Wesley, concordo com tudo que vc escreveu no texto acima , infelizmente em nossos dias na sociedade , as obras andam longe da fé, amigo beijo no coração Jesus te ama !!!

    ResponderExcluir
  6. Wesley,

    Adorei a iniciativa, os textos, o formato. Como Amanda, achei muito legal o espaço Perguntas.
    Senti falta de referência ao Almanaque da Rede.

    Beijos.

    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Wesley,
    poucos de nós lembram do verdadeiro sentido do natal, menos ainda refletem sobre isso, conseguem pensar no natal como uma celebração do nascimento de Jesus e dos ensinamentos que ele deixou para cada um de nós. Nos acostumamos a versão deturpada de natal que nos é imposta pelo capitalismo, o que faz com que ainda que saibamos a verdadeira razão para a existência desta data compactuemos com o capitalismo, com essa busca louca e desenfreada por consumir, e consumir mais, e mais.
    Se bem talvez hoje a verdadeira razão para a existência desta data seja a obtenção de lucro. Talvez se não houvesse ocorrido essa inversão de valores o natal hoje quase não seria comemorado, pois as pessoas não se preocupam mais com os valores natalinos, as pessoas não se preocupam mais com valores.
    As perguntas que você faz são ótimas, pois se realmente temos Amor precisamos de atitudes que O demonstre, precisamos entender que amar ao próximo não é simplesmente amar os nossos amigos, a nossa família, é amar a humanidade e se compadecer dela. É fazer do Amor que você tem uma motivação para mudar o mundo, tornado-o menos desigual, assim como fez Jesus.

    ResponderExcluir
  8. O que a gente vê? O Natal presente como propaganda. A gente vê a globo com seus ricos e bonitos atores sorrindo e cantando aquela musiquinha de sempre, mentindo que "nossos sonhos serão verdade", mas esse futuro nunca vem. Dizem que a festa "é de quem quiser, quem vier", mas na verdade a festa é pra quem pode.

    Olha, ainda acredito no Natal, mesmo que um por cento da sociedade, apenas, faça acontecer o seu verdadeiro sentido.

    Feliz Natal pra você, e continue escrevendo que dá gosto de ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá querido Wesley,

    Já tinha saudades.
    Provalvemente não haverá nova postagem, mas mesmo assim, passarei por lá, pensei eu.
    Te desejo menos corrida e um aprazível dia.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  10. OI AMIGO COMO É SÁBIA SUAS PALAVRAS QUE TALENTO LINDO VOCÊ TEM !!! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO AMADO!! QUE O SENHOR TE CONCEDA UM NATAL EXTRAORDINÁRIO QUE HAJA SAÚDE, PAZ, ALEGRIA E PROSPERIDADES NESTE NOVO ANO QUE SE INICIARA, QUE DEUS TE ABENÇOE COM BENÇÃO SEM MEDIDA É O MEU SINCEROS VOTOS A VOCÊ TÃO ESPECIAL! ABRAÇO E BEIJO NO CORAÇÃO DIANA

    ResponderExcluir
  11. Olá Wwalwy

    Que você e sua familia tenham um santo natal e que 2012 seja um ano abençoado para todos.
    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Wesley,
    Interessante sua reflexão,concorda basicamente em tudo.
    Estava procurando algo sobre o natal, que pudesse 'impactar' para postar no blog.
    E minha curiosidade me trouxe aqui, no seu cantinho de essências!
    Fico muito feliz por saber que no nosso bairro exista pessoas com este nível de sensibilidade e intelectualidade. Parabéns!
    E gostaria de poder compartilhar essa 'essência' omo diz, aqui no blog FRADE ONLINE,se você me permitir este post,será um prazer divulgar este talentoso escritor da nossa região.
    Um abraço, e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  13. OLá querido Wesley,

    Passando para ver se tinhas novos escritos.
    Bem, mas agora é Natal e queremos amor, comunhão e entrega verdadeira.

    TE DESEJO UM FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO.

    Beijos de luz natalina.

    ResponderExcluir
  14. Wesley,

    Obrigada pela sua amizade, pelo seu carinho, pelos presentes em forma de comentários realizados no meu blog que me fizeram feliz. Obrigada por você existir e compartilhar a essência de suas palavras que transformam nossos dias, nos fazem refletir, amar, sonhar... Que nesta data não nos esqueçamos do verdadeiro motivo da comemoração.
    Tenha um abençoado Natal junto aos teus familiares e amigos.
    Beijos, meu querido!

    ResponderExcluir
  15. Olá Wesley
    Concordo com você em número, gênero e grau, eu não gosto deste "tempo de Natal", não vou às compras e praticamente não saio de casa. Quanto aos comentário pequenos, pediria sua compreensão, não gosto de ficar muito tempo na frente de um computador, escrevo meus textos no papel para depois digitar

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  16. O Natal é o calor que volta ao coração das pessoas,
    a generosidade de compartilhá-la com outros e a esperança de seguir adiante.
    Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal
    Com todo carinho te deixando meus votos de Um Feliz Natal para você familia e amigos.
    Beijos no coração .
    Evanir

    ResponderExcluir
  17. Ola querido!

    Passando para apreciar mais uma bela postagem e tambem para lhe desejar um lindo e feliz natal e tudo,tudo de bom a voce e a todos os seus!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Querido Wesley,

    Sei, que já não é Natal, aqui em Portugal, mas aí ainda é.
    Como está decorrendo sua noite de natal? Em paz e harmonia, graças a Deus.
    Lhe desejo muita saúde e felicidades.
    Quando quiser, me visite, embora eu não tenha novidades escritas.
    É sempre bom recebermos os amigos.

    Beijos de muita luz.

    ResponderExcluir
  19. Olá meu querido amigo espero que tenhas passado um dia de natal com harmonia e paz... Os dias cada dia mais corridos porque temos que fechar o ano, então para poder visitar todos os amigos da Ilha forcei a usar o copia e cola *gargalhadas*, mas o que importa é que não te esqueci e vim te desejar um 2012 de paz e benção, como também te convido para o meu Réveillon Azul o convite se encontra na Ilha. Um grande e enorme beijo no coração. ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  20. Hola Charles bello espacio, para el nuevo año que llega que se cumplan tus deseos felices fiestas, ¡feliz año 2012!.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Gostaria de agradecer, por você ler e comentar nos artigos postado neste blog, pois escrevo com amor e fico feliz quando vejo um pedaço da Essência de vocês aqui em baixo. Quando você comenta me dá a direção a qual devo tomar, o que tenho que escrever e/ou esclarecer.
A Essência agora está em você: Comente!!
Obrigado.