É um prazer imenso ter vocês aqui... Infelizmente, não tenho dado ao blog a atenção que ele merece, devido a correria do dia a dia. No entanto, o "Essência da Palavra" continua ativo, apesar da frequência reduzida de publicações. O carinho de vocês pelo espaço tem grande importância a mim. Obrigado!


Wesley Carlos, 17/09/2017.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Dom de Ser Capaz

** Dedicado a todos os alunos do CEFET/RJ

Fico pensando o que é necessário para tornar as dificuldades escassas e os medos extintos. Fico pensando, o porquê que o desespero é a barreira para a resolução. O que nos dificulta? O que nos assusta? O que nos impede? Incomoda-nos? Assombra-nos?
É possível ser calmo em um momento tenso? É possível ter certeza em um momento de dúvida? Existem dois seres em nós: o da dúvida e o da certeza, o do medo e o da coragem, o ousado e o tímido. Mas é o oposto que nos impossibilita, é o que nos impede.
Podemos ir longe, voar alto...  Mas só poderemos se um dia tentarmos. Devemos ser ousados e acreditar... Acreditar que somos capazes, que o mérito é uma conquista, que o erro é falta de atenção e que a dúvida não é falta de conhecimento.
A dúvida vaga no espaço, nos recolhemos-as e não a devolvemos a ele. Um grupo, um ser e o meu ver nada importam se eu não quiser ser melhor ou tentar ser... Mas o medo, já acompanhado da dúvida, nos cala. E o nosso “eu” se acomoda nisso. Existe um sonho a espera de alguém, existe uma realização a ser conquistada, mas existe a dúvida para impedir. Sempre a dúvida...
Percebemos que somos guiados por perguntas, mas somente seguimos ao conquistar as respostas, mas o medo por vezes nos impede, e assim não crescemos no saber.
O receio chama a timidez, e isto nos limita. Nada mais passa a ser importante, nada... Passamos a ser movidos por respostas já obtidas, sonhos já sonhados e os mesmos medos já vividos. Quando tornamo-nos ousados o bastante para desejar o novo o oposto do eu se desperta. Passamos a nos descobrir por está descobrindo o mundo. As dúvidas vão dissipando, os medos se extinguindo e o sucesso aos poucos sendo alcançados.
Caminhe, mas se deparar com um rio sem ponte a construa, porém não pare! Se deparares com um muro e não obter forças para derrubá-lo pule, mas não pare! Vai seguindo, vai sonhando, vai tentando...  Por mais que a ponte caía e que o muro seja alto, tente. O sonho só será realizado por quem um dia tentar.
A escuridão existe, dela não podemos esquecer, mas a luz está naquele que a quer enxergar, quem desejar a ter presente e constante. Se não vemos, não tentamos. Mas ao vermos enfrentamos.
O medo excluí a luz e com isso o querer saber tornar-se mais claro o desafio. O medo e o desespero nos impossibilitam, sempre será assim, até percebemos que é errando que aprendemos e aprendendo evitamos o erro e sem o erro chegamos ao objetivo.
A vida será um pouquinho melhor na ausência de tudo aquilo que nos perturba.
Não são as realizações que nos fazem grandes, são as tentativas. Cada uma nos possibilita uma aula que guardamos como prova de ensinamento.
Depois que conquistarmos a dúvida e de aniquilar o medo perceberemos que não estávamos vivendo. Vivemos quando passamos a escrever nossa história, e não viver sob opiniões ou conceitos alheios.
Tudo que existe, se existe, foi porque um dia tentaram. Se erraram não sei, se quase desistiram também não, mas foi necessário tentar. Este é o dom de ser capaz!
Para que ficar parado? Assim o medo só se torna maior, a dúvida irreconhecível e o desespero perpétuo. Vamos abolir tudo que nos impede, nos limita. Os olhos humanos não enxergam o coração então medite, imagine e descubra. O que te faz feliz?
O ritmo da vitória é inferior ao da tentativa, pois é esta que nos possibilita a vitória e nos encaminha a ela, que como consequência nos sobra à felicidade.
Sonhe sempre! Tente! Tentar não é errar, errar é ver o mundo mudando e continuar parado, preso aos seus medos e dúvidas. Existem mil problemas, mas existe você: apto, sonhador e capaz. Sempre será capaz!
Contudo, sejamos sensatos. Se fizermos tudo que pensamos o mundo seria um verdadeiro caos, mais ainda do que é. Reflita, este é o segredo. Cada ideia vale muito se soubermos aplicá-la corretamente. Nem por isso se cale, a vida está aí para ser vivida, mas pense bem. Pense sempre!
Por: Wesley Carlos

8 comentários:

  1. Mt perfeito amigo! *-*
    adorei!, voce tem mt talento, admiro muito...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto...
    mostra que é só tentar e conseguimos o que desejamos.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós temos o dom de ser capaz... Só é preciso despertar isso dentro de nós.
    Na vida temos altos e baixos, mais o que é baixo pode um dia crescer, basta você tentar e quando você tenta, isso desperta dentro de você o dom de ser capaz.

    ResponderExcluir
  4. Nossa nem sei o que dizer, muito lindo o texto, adorei mesmo

    ResponderExcluir
  5. Nunca desistir de lutar e sempre acreditar no impossível, pois a fé move montanhas. Gostei muito :D'

    ResponderExcluir
  6. Como eu disse no msn e vc fez eu vir aqui :P
    Ficou muito bom o texto, a inspiração foi grande (fpm) mas isso q está escrito é a mais pura verdade =) E no final seremos capazes

    ResponderExcluir
  7. Texto expressivo e de uma reflexão profunda. Realmente, a dúvida é aliada do medo, da timidez e da falta de coragem. Parabéns pelo seu olhar.
    Volte ao meu Blog sempre que quiser e puder. Foi muito bom "conhecê-lo".
    Escritos e Leituras.

    ResponderExcluir
  8. Maninho :)
    Belo texto e poxa (vc sabe que mal entro aqui e valeu a pena) Tu conseguiu expressar o que todo mundo sente um dia de uma maneira tão nítida que melhor impossivel.

    Abraços,
    Victor

    PS: Malz a demora.

    ResponderExcluir

Gostaria de agradecer, por você ler e comentar nos artigos postado neste blog, pois escrevo com amor e fico feliz quando vejo um pedaço da Essência de vocês aqui em baixo. Quando você comenta me dá a direção a qual devo tomar, o que tenho que escrever e/ou esclarecer.
A Essência agora está em você: Comente!!
Obrigado.