quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Almanaque da Rede fecha 2010 premiando alunos.


O aluno Wesley da Silva foi um
dos destaques da premiação
15/12/10
Por Carolina Nunes

Mais uma premiação do Almanaque da Rede agitou o fim de semana dos alunos da rede pública do Estado. No último sábado, dia 11 de dezembro, a cerimônia de entrega dos prêmios foi comemorada com uma grande festa natalina, no Centro da cidade. Depois de um almoço, um DJ animou o evento.

Wesley da Silva Carlos, 16 anos, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Antônio Dias Lima, de Angra dos Reis, ganhou um Nintendo DS por ter ficado em 4º lugar na categoria “Sou Bem Avaliado”. Este ano, ele já havia ganhado um pendrive e um MP3 em outra etapa do prêmio.

“O Almanaque da Rede transforma alunos em leitores cada vez mais capazes de escrever. É a expressão dos alunos mostrando suas habilidades na produção textual e compartilhando conhecimentos. O projeto evidencia a qualidade do ensino público, transcende o mundo virtual, cristaliza e desperta o nosso talento. O projeto resgatou minha autoestima, valorizando minhas produções textuais e me ajudou a enfrentar meus medos e limites, não somente no mundo literário, mas também na minha vida social. Foi a maneira criativa de incentivar os alunos da rede estadual ao hábito de ler, criar e sentir a emoção de não serem apenas autores, mas serem também vencedores”, destacou Wesley.

Sônia Rodrigues ao lado de um dos alunos premiados

Segundo a criadora do projeto Almanaque da Rede, Sônia Rodrigues, novos talentos foram descobertos. “A coisa mais gratificante pra mim nesse final de ano no Almanaque da Rede é saber que tantos alunos que não eram considerados bons alunos, que não eram estudantes com boas notas nas escolas, hoje são campeões e se destacam. O Almanaque mudou a visão de mundo deles, sua perspectiva diante da vida”, afirmou a escritora.

A estudante Amanda Cesarino, 15 anos, do 1º ano do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Campos dos Goytacazes, também foi premiada na categoria “Sou Bem Avaliado”, ficando com o 3º lugar. Ela escreveu narrativas, histórias e participou ativamente do projeto. “Eu gostei muito do Almanaque, porque me ajudou na escrita, não só em Português, mas também em outras matérias. Desenvolvendo a leitura, a gente entende melhor outras disciplinas. Ele me estimulou muito, pois pude colocar em prática o conhecimento teórico”, explicou a aluna.

Todos os premiados receberam livros e camisas do Almanaque. Os cinco primeiros alunos que mais pontuaram na categoria “Sou Bem Avaliado” ganharam um Nintendo DS. Os cinco primeiros alunos da categoria “Escrevo Muito” receberam um iPod Shuffle. Já os cinco melhores na categoria “Tenho Rede” levaram para casa um vale Saraiva no valor de R$ 150.
Acesso: 16 de Dezembro de 2010.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Poder do Amor

Um simples “eu te amo” pode significar muito para os que estão tristes, angustiadas ou quando se sentem sozinhos, esquecidos. O “eu te amo” veio para animar, confortar, alegrar e inclusive demonstrar carinho, afeto, compreensão e o amor.

Existem inúmeros tipos e formas de amar: seja o amar chocolate (gostar); o amar o namorado (a) (paixão); o amar a vida (prazer); o amar seus pais (fraternidade); o amar seu cão (afeto); e o amar o amigo que reuni o GOSTAR um do outro, a PAIXÃO pela amizade, o PRAZER de está ao lado do amigo, a FRATERNIDADE por saber que sempre podemos confiar, como uma criança confia ao segurar nas mãos de seus pais, e por saber que pode sempre contar com eles, como sempre podemos com nossos pais, e o AFETO que gera compreensão, o carinho e por vezes que acaba com a dor.
Sem dúvidas esse é o maior sentimento.
Não é possível ter prazer pela vida e nem ela ser totalmente doce se não existissem os amigos. São sempre eles a quem recorremos nos momentos mais difíceis e sempre nos ouvem, são eles que nos fazem sorrir e chorar ao mesmo tempo sem motivo, são eles que nos confortam com palavras tão poéticas que nos tornamos fãs de seus pensamentos, nos incentivam a caminhar sempre em frente, lutar por nossos sonhos e nunca retroceder. É impossível viver sem amigos, pois é inexeqüível viver sem tudo isso.
Quando temos zelo, cuidado, simpatia, apreço e afeição estamos amando. O amar é suave, agradável, íntegro quando se tem sinceridade, que é o único sentimento incorruptível que une as pessoas, damos início à amizade e em consequência ao amor.
Com a sinceridade o amor torna-se ininterrupto, inolvidável. O amor só se tornará totalmente inócuo quando o “eu te amo” for dito não com tanta facilidade. Pois o que conquistamos com facilidade, é com a mesma facilidade que a perdemos. Mas o que conquistamos com dificuldade segue perseverante por toda a vida.
Um simples “eu te amo” pode trazer a uma pessoa um incansável prazer, mas também uma insuportável dor.
Perguntei-me se o amor acaba. Respondi-me que não. O amor apenas adormece para despertar ainda mais forte e ser vitorioso, pois este, é o único sentimento que tem o poder de conquistar a todos.
Só terá prazer em viver o que sabe amar.
E é impossível viver sem amor.
Por: Wesley Carlos